O Rotex São Paulo - Rotex São Paulo
  • Home
  • Quem Somos?
  • Atividades
  • Arquivos
  • Amigos do Rotex
  • Language

    GTranslate

Siga-nos nas redes sociais!

Fique ligado nos próximos eventos:

Calendário de Eventos

Breadcrumbs

24 09 2017

O Rotex São Paulo


Fundado em dezembro de 2001 o Rotex São Paulo é um grupo de ex-intercambistas do Rotary Internacional que atua na cidade de São Paulo e áreas adjacentes do estado de São Paulo, abrangendo os Distritos 4430, 4590 e 4610. O objetivo do grupo é trabalhar para a melhoria contínua do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens do Rotary através de atividades voltadas tanto para os inbounds, outbounds e rebounds.

Os inbounds são os jovens estrangeiros que estão realizando um intercâmbio cultural no Brasil e que estão sendo hospedados por um dos três distritos com os quais trabalhamos.

Outbounds são os jovens brasileiros que realizarão ou estão realizando intercâmbio em algum país do exterior e que participaram de todo o processo de seleção para o intercâmbio por meio de um dos distritos que trabalham conosco.

Já os Rebounds são os ex-outbounds que já retornaram de suas experiências de intercâmbio.

É extremamente importante apontar que não são todos os Rebounds que podem ser considerados membros do Rotex São Paulo. Para ser considerado um membro do Rotex São Paulo é necessário que o jovem rebound passe por um período de adaptação ao grupo, onde o jovem será chamado de trainee, e que cumpra com os deveres de um trainee além de atender a no mínimo 3 reuniões e participar de 3 projetos. Após o período de adaptação o grupo julgará se o jovem entrará definitivamente no quadro de membros do grupo. Esta avaliação é feita pelo grupo, não cabendo a nenhuma pessoa específica decidir, independentemente de seu cargo. Após a avaliação do desempenho do trainee o grupo vota o status de membro para o jovem, para aprovação é necessário maioria simples de votos.


Membros do Rotex São Paulo em reunião no Centro Cultural de São Paulo

 

O Rotex São Paulo desenvolveu-se durante mais de 12 anos e após todos estes anos hoje é um grupo sólido e com estreitas relações com o programa de intercâmbio. Durante todos os anos rotários (julho-junho) o grupo planeja atividades que possam mostrar a cultura e a história do Brasil para os inbounds além de promover ambientes de interação entre suas próprias culturas. 

Para promover esta interação dos jovens o Rotex São Paulo criou uma série de atividades que podem ser compreendidas aqui.

O Rotex também ajuda os jovens outbounds, organizando palestras junto ao Rotary e principalmente auxiliando-os psicologicamente nas dificuldades que estes costumam enfrentar no exterior.

Os membros do Rotex São Paulo estarão sempre capacitados para ajudar inbounds e outbounds por já terem passado pelas duas etapas do programa de intercâmbio, compreenderem de maneira clara as dificuldades que os jovens enfrentam em seus intercâmbios e também por saberem a maneira mais correta, ética e respeitosa de lidar com cada uma das situações que se desenvolvem durante o ano de intercâmbio. Além disso, a estreita relação entre os membros do Rotex São Paulo com os rotarianos responsáveis pelo Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) faz com que membros do grupo saibam a melhor maneira de como proceder com cada situação sabendo exatamente a quem recorrer e para quem pedir auxilio caso seja necessário.

 
    
 

Contato

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: www.facebook.com/rotexsp